Herdabilidade e correlações em plantas F<sub>2</sub> de soja cultivadas em diferentes condições ambientais
Resumo
Dois experimentos foram montados em Viçosa-MG, objetivando estimar as herdabilidades no sentido amplo e as correlações de alguns caracteres de interesse agronômico em plantas F2 de soja, oriundas do cruzamento entre uma linhagem TN (triplo nula - lipoxigenases ausentes) e o cultivar IAC-12. As maiores herdabilidades foram observadas para os caracteres relacionados com o crescimento vegetativo e o peso das sementes por planta, indicando que estes foram menos sensíveis aos ambientes e, portanto, de mais fácil seleção, a partir das primeiras gerações segregantes. O número de vagens e o número de sementes por planta apresentaram baixos coeficientes de herdabilidade, o que diminuiu a eficiência de sua seleção com base no indivíduo. Correlações genotípicas positivas e elevadas foram observadas entre todos os pares de caracteres avaliados no campo, com os ganhos indiretos sendo favorecidos pela seleção de caracteres de alta herdabilidade. Algumas correlações genotípicas, estimadas na casa de vegetação, foram de baixas magnitudesDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.