<b>Caracterização da fenologia e da demanda térmica das videiras ‘Cabernet Sauvignon’ e ‘Tannat’ para a região norte do Paraná</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v29i3.288
Resumo
O trabalho teve como objetivo caracterizar o comportamento fenológico e determinar a demanda térmica das videiras ‘Cabernet Sauvignon’ e ‘Tannat’ (Vitis vinifera L.) cultivadas na região norte do Paraná. A Área experimental foi instalada em vinhedos comerciais pertencentes à Vinícola Intervin®, localizados no município de Maringá, Estado do Paraná. Para cada variedade, foram marcadas 20 plantas, conduzidas em latada com espaçamento de 4,0 x 1,5 m. A fenologia das plantas foi avaliada a partir da poda de produção de 2004 quanto a duração em dias de cada um dos subperidos: poda à gema-algodão; poda à brotação, poda ao aparecimento da inflorescência; poda ao florescimento; poda ao início da maturação e poda à colheita. A demanda térmica foi calculada empregando-se o somatório de graus-dias (GD) desde a poda até a colheita e também para cada um dos subperidos, considerando-se duas temperaturas base (10 e 12ºC), sendo escolhida a que apresentou menor desvio padrão. Pelos resultados obtidos, determinou-se que a duração dos subperidos para a videira ‘Cabernet Sauvignon’ foi de 9; 13; 17; 40; 98 e 132 dias e, para a videira ‘Tannat’, foi de 13; 15; 19; 41; 99 e 139 dias, respectivamente. A temperatura-base de 10ºC foi a mais adequada para o cálculo da demanda térmica. Para completar o seu ciclo, a demanda foi de 1.295,8 GD para a ‘Cabernet Sauvignon’ e de 1.375,5 GD para a ‘Tannat’.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.







































