Exigência de micronutrientes por plantas de pimentão cultivadas em ambiente protegido
Resumo
O experimento foi desenvolvido em cultivo protegido e teve como objetivo avaliar o efeito do nitrogênio aplicado como uréia e do potássio aplicado como cloreto de potássio, sobre a concentração e conteúdo de micronutrientes pelo pimentão. A cultura foi irrigada constantemente e desenvolveu-se em latossolo vermelho mesoférrico, durante 34 semanas. A produção de frutos foi contínua, tendo sido feito durante o período um total de 16 colheitas. O N aumentou o crescimento das plantas de pimentão e fez diminuir os teores de Fe, Mn, Cu e B nas folhas e caules, além de diminuir os teores de Fe e Mn nos frutos, principalmente até a dose de 26,6 g m-2. Porém a concentração de B e Cu, nos frutos, aumentou de forma significativa, quando a colheita ocorreu após 11,5 semanas do plantio. O aumento das doses de potássio resultou num menor crescimento das plantas de pimentão e em maiores teores de Fe e Mn nos caules e folhas, Cu no caule e B nos frutos. Após 34 semanas de crescimento do pimentão, as folhas e caules concentraram mais Fe, Mn e Cu, enquanto que o B concentrou-se mais nas folhas e frutos. A maior proporção de B esteve presente nos frutos, respectivamente 101,7 % e 64,6%, quando a colheita ocorreu após 11,5 e 31,5 semanas após o plantio do pimentão. As concentrações médias dos micronutrientes (mg kg-1), no caule, folha e frutos do pimentão foram respectivamente: Fe=169,7; 243,9; 126,4; Cu= 4,0; 3,3; 2,2; Mn=186; 323; 44,2; B=0,12; 38,9; 32,3. As plantas de pimentão acumularam maiores quantidades de Fe e B e menores quantidades de Mn e Cu; os frutos tiveram a maior proporção extraída, durante 34 semanas. Os conteúdos dos micronutrientes encontrados na planta e a exportação pelos frutos de pimentão foram (mg m-2) B=225,3 (98%); Fe= 927,3 (92%); Cu=15,8 (91%); Mn=84,6 (78%)Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.