Produtividade de soja em resposta à adubação foliar, tratamento das sementes com molibdênio e inoculação com <em>Bradyrhizobium japonicum</em>
Resumo
A soja em simbiose com Bradyrhizobium japonicum é capaz de ter a sua exigência de nitrogênio (N) satisfeita com a fixação biológica de nitrogênio (FBN). Entretanto, a FBN é afetada pela deficiência de molibdênio (Mo), pois esse nutriente faz parte da enzima nitrogenase responsável pelo processo. Conduziram-se dois experimentos em condições de campo, em Latossolo Vermelho eutroférrico, no município de Palotina, PR. Os objetivos foram estudar o tratamento de sementes com Mo, reinoculação de B. japonicum e adubação foliar de Mo na produtividade da soja. No primeiro experimento, os tratamentos foram constituídos de quatro doses de Mo (0, 40, 80 e 160g/ha) aplicadas em adubação foliar. No segundo, foram avaliadas três formas de aplicação de Mo (sem Mo, tratamento de sementes com Mo e aplicação foliar de 80g/ha de Mo), combinados, com e sem inoculação, com B. japonicum. Não foram observados efeitos significativos do tratamento de sementes com Mo, inoculação com B. japonicum e adubação foliar de Mo na produtividade.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.