Irrigação e adubação nitrogenada na produção de laranja-pêra
Resumo
Com o objetivo de estudar o efeito da irrigação e da adubação nitrogenada na produção de laranja (Citrus sinensis Osbeck vr. Pêra), conduziu-se um experimento no Centro Técnico de Irrigação da Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com sete níveis de irrigação complementar (W0 = 0; W1 = 1.440; W2 = 2.880; W3 = 4.320; W4 = 5.760; W5 = 7.200 e W6 = 8.640l de água/árvore) e cinco níveis de nitrogênio (N0 = 0; N1 = 107,5; N2 = 215; N3 = 322,5; N4 = 430 e N5 = 537.5g de N/árvore). A irrigação foi realizada por microaspersão e controlada em função da evapotranspiração da cultura (Etc), estimada pelo tanque “Classe A”. Aplicou-se água sempre que Etc acumulada entre irrigações atingiu 7,3mm. Para adubação nitrogenada, usou-se uréia diluída em água, parcelada em 43 aplicações, com freqüência semanal. A produção de caixas de frutos por árvore apresentou relação quadrática em função da aplicação de nitrogênio e de água, atingindo o máximo de 3,2 caixas (40,8kg) por árvore, com a aplicação de 5095,6l de água e 345,9g de N por árvore.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.