Efeito do alumínio e do sulfato sobre a atividade da sulfurilase do ATP e sobre o teor de tióis solúveis em dois cultivares de sorgo
Resumo
A enzima sulfurilase do ATP catalisa a primeira etapa do processo de assimilação de sulfato, e um aumento na sua atividade pode estar relacionado com a produção de tióis solúveis, compostos supostamente relacionados com tolerância a diversos tipos de estresse. Neste experimento, procurou-se verificar a possibilidade de isto estar ocorrendo em plantas sob toxicidez de Al. Para isso, submeteram-se dois cultivares de sorgo, Al-tolerante e Al-sensível, a duas concentrações de S (0 e 0,6 mM) e a duas de Al (0 e 0,185 mM), durante 10 dias, em solução nutritiva de Clark, pH 4,0. A atividade específica da sulfurilase do ATP aumentou, na presença de Al, apenas nas raízes dos dois cultivares, que não diferiram entre si. Na ausência de S, a atividade total da sulfurilase do ATP foi extremamente baixa, independentemente da presença de Al. Na presença de S, sua atividade aumentou enormemente, grande parte da qual foi eliminada pela presença de Al, especialmente nas folhas do cultivar sensível. Desta forma, o teor de tióis solúveis foi sempre maior que nas raízes e aumentou quando se omitiu o S. Na ausência de S, o Al aumentou o teor de tióis nos dois cultivares, mas, na presença, não afetou ou reduziu no cultivar sensível e tolerante, respectivamente. Nas raízes, independentemente da presença de S, o tratamento com Al resultou em aumento no teor de tióis. O cultivar tolerante apresentou teor médio de tióis 76 e 81% superior ao cultivar sensível na presença e na ausência de Al, respectivamente.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.