<b>Avaliação de cultivares de milho crioulo em sistema de baixo nível tecnológico</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v32i2.430
Resumo
Com o advento da agricultura moderna, as sementes crioulas foram, em geral, substituídas por cultivares híbridos, com elevado potencial produtivo, porém mais dependentes de insumos e tecnologias intensivas. O objetivo deste trabalho foi avaliar variedades de milho crioulo, de forma a identificar materiais mais produtivos e que propiciem o processo sustentável no qual os próprios grãos possam ser utilizados como semente. Foram avaliadas 15 variedades de milho crioulo, tendo como testemunhas as cultivares comerciais BR 106 e IPR 114. Os experimentos foram conduzidos em Arapongas e Imbaú, Estado do Paraná, durante o ano agrícola de 2004/2005, sem a utilização de insumos externos. O delineamento utilizado foi o de blocos casualizados com quatro repetições. As parcelas foram constituídas por duas linhas de 4 m, espaçadas 90 cm entre linhas e com 20 plantas/linha. As variedades crioulas P-13, P-15 e P-05 demonstraram potencial produtivo elevado em sistemas de baixo nível tecnológico, dentro de cada local, assim como na média dos locais. As variedades P-19 e P-10 têm sua recomendação restrita à localidade de Imbaú, enquanto que P-16 e P-17 serão direcionadas para a localidade de Arapongas.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.