Diversidade genética e eficiência da predição do comportamento de híbridos de pimentão (<em>Capsicum annuum</em> L.)
Resumo
A diversidade genética entre seis linhagens de pimentão, em relação a oito características de crescimento e nutricionais, foi avaliada por meio de técnicas de análise multivariada (distâncias D2ii' de Mahalanobis, agrupamento pelo método de Tocher e análise por variáveis canônicas). Com base nas distâncias D2ii' estimadas, avaliou-se também a relação entre a dissimilaridade genética predita e a média de matéria seca total, a heterose em relação à média dos progenitores e à capacidade específica de combinação dos híbridos F1, por meio dos coeficientes de correlação de Pearson e Spearman. Houve manifestação de ampla variabilidade genética, destacando-se as linhagens P-141-152-F14, P-142-403-F11 e P-141-190-F16 pela dissimilaridade entre si e em relação ao conjunto. Coeficientes de correlação positivos (>0,50) e significativos (P < 0,05) foram obtidos entre D2ii' e a heterose média e a capacidade específica de combinação, indicando que a utilização da distância genética, predita por procedimentos multivariados, constitui-se numa eficiente estratégia para a escolha de combinações promissoras em programas de melhoramento.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.