<b>Biomassa e atividade microbiana de solo sob vegetação nativa e diferentes sistemas de manejos</b> - doi: 10.4025/actasciagron.v33i2.4841
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo avaliar a influência de diferentes sistemas de manejos, a população microbiana e sua atividade. Para tal, foram coletadas, em outubro de 2006 e março de 2007, amostras de solo na Fazenda Sereno no Município de Jaciara, Estado do Mato Grosso. Retirou-se amostras de solo na profundidade de 0-10 cm, com quatro repetições em cinco áreas com diferentes sistemas de manejos: integração lavoura-pecuária, lavoura de milho/soja, pastagens, vegetação nativa e vegetação nativa em recuperação. Para avaliar o carbono da biomassa microbiana (CBM) e a respiração microbiana (RM) foi utilizado o método do Clorofórmio Fumigação-Incubação (CFI). Já o qCO2 foi obtido pela relação entre a RM e o CBM. As médias foram comparadas pelo teste de Scott-Knott a 5%. No decorrer das análises, pôde-se observar que as diferentes práticas agrícolas afetam fortemente o solo causando distúrbios na comunidade microbiana que podem, por sua vez, influenciar os processos biogeoquímicos que nele ocorrem. Os dados obtidos permitem, ainda, concluir que: nos sistemas Integração lavoura-pecuária e pecuária a população microbiana é influenciada pelas épocas de coletas. Nesse trabalho, no sistema Integração lavoura-pecuária a atividade microbiana é constante nas diferentes épocas de coleta e os diferentes sistemas de manejos influenciam a atividade metabólica dos microrganismos presentes no solo.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.