<b>Qualidade sanitária e fisiológica de sementes de <em>Amburana cearensis</em> A.C. Smith submetidas à termoterapia e tratamento químico</b> - doi: 10.4025/actasciagron.v33i1.5645
Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficácia da termoterapia no controle de fungos associados a sementes de cumaru (Amburana cearensis A.C. Smith) de duas localidades, após tratamento térmico e químico. A avaliação da sanidade foi realizada pelo método de incubação em papel filtro (Blotter Test) e a qualidade fisiológica das sementes pelos testes de germinação e condutividade elétrica. O tratamento térmico utilizado foi por imersão em água aquecida a 60°C por 0, 5, 10 e 20 min. e o tratamento químico foi feito com o fungicida Captan. Utilizaram-se 100 sementes por tratamento (dez sementes por placa de Petri), as quais foram incubadas, por sete dias, à temperatura de 22 ± 2°C e fotoperíodo de 12h. A avaliação qualitativa e quantitativa (expressa em porcentagem) dos fungos associados às sementes foi realizada com auxílio de microscópio estereoscópico. Nas amostras examinadas, constatou-se apenas a incidência do fungo Aspergillus Níger. Houve maior incidência de A. Níger no lote da localidade Catolé do Rocha, Estado da Paraíba, sendo a incidência do fungo muito baixa na localidade Petrolina, Estado do Pernambuco. Os tratamentos que apresentaram melhor resultado foram o fungicida e a termoterapia por 20 min.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.