<strong>Desempenho de mecanismos dosadores de sementes em diferentes velocidades e condições de cobertura do solo</strong> - DOI: 10.4025/actasciagron.v30i5.5960
Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de duas semeadoras-adubadoras oferecidas comercialmente para plantio direto. Os ensaios foram realizados no Sítio Cazarotto, localizado no Distrito de Iguatemi, município de Maringá-Paraná, em Latossolo Vermelho Distrófico onde foram montados dois experimentos. No primeiro, foi utilizada uma semeadora-adubadora com mecanismo dosador do tipo disco horizontal e, o segundo, uma semeadora-adubadora com mecanismo do tipo pneumático. Utilizou-se delineamento de blocos ao acaso em arranjo de parcelas subdivididas com quatro repetições. Os tratamentos principais eram condições de cobertura do solo (vegetação espontânea, aveia dessecada e aveia dessecada + rolada) e os secundários as velocidades de deslocamento (disco horizontal: 4,74; 5,41; 6,47 e 7,24 km h-1 e pneumática: 5,56; 8,04 e 10,21 km h-1). Com o aumento da velocidade, a população de plantas e a porcentagem de espaçamentos aceitáveis reduziram, sendo que a população de plantas, agronomicamente, recomendada não foi alcançada por ambas as semeadoras. O mecanismo pneumático obteve melhores resultados que o disco horizontal. A produtividade foi maior onde se obtiveram menores populações, sendo influenciada pelo déficit hídrico.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.