<b>Deficiência hídrica e aplicação de ABA nas trocas gasosas e no acúmulo de flavonoides em calêndula (<em>Calendula officinalis</em> L.)</b> - doi: 10.4025/actasciagron.v33i2.6390
Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da deficiência hídrica e aplicação de ácido abscísico (ABA) sobre aspectos fisiológicos e teor de flavonoides em plantas de calêndula. O experimento foi instalado em condições de casa-de-vegetação com plantas envasadas. No início do florescimento de plantas de calêndula, foram aplicados quatro intervalos de suspensão da irrigação (irrigação diária; três; seis e nove dias sem irrigar), acompanhados por três doses de ABA (0, 10 e 100 µM). Avaliou-se o conteúdo relativo de água na folha (CRA) e as trocas gasosas, utilizando-se um analisador portátil por infravermelho (A: fotossíntese líquida, gs: condutância estomática, E: transpiração, Ci: concentração intercelular de CO2 e EUA: eficiência de uso da água). Aos nove dias sem irrigação ocorreram reduções significativas em todas as variáveis de trocas gasosas analisadas, independente da aplicação de ABA. Concluiu-se que o efeito principal do ABA foi o de causar diminuição na gs, a qual foi acompanhada de redução em A somente quando as plantas estavam desidratadas. As intensidades de deficiência hídrica testadas não causaram interferência no acúmulo de flavonoides nas inflorescências. Entretanto, o ABA restringiu a biossíntese de flavonoides, tanto nas plantas-controle como nas plantas submetidas à deficiência hídrica.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.