<b>Relacionamento entre tamanho do nódulo e medições convencionais da nodulação</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v29i1.65
Resumo
Foi testada metodologia que permite o acompanhamento de nódulos individuais de leguminosas ao longo do tempo. Dos sete dias da emergência até a maturidade fisiológica de plantas de caupi, realizaram-se determinações semanais de número, tamanho, matéria seca dos nódulos, área foliar, altura da planta, matéria seca da parte aérea e do sistema radicular e atividade da nitrogenase. Os nódulos foram digitalizados nas resoluções de 100, 200 e 300 pontos por polegada, e o comprimento e diâmetro de cada nódulo foram determinados com paquímetro digital e nas imagens digitais. Obtiveram-se imagens do sistema radicular de todas as plantas semanalmente na resolução de 300 ppp nos lados mais extensos do vaso. As medições destrutivas e não destrutivas de tamanho de nódulos geralmente apresentaram-se similares. Medições não destrutivas de tamanho de nódulos demonstraram-se como preditoras válidas para medidas como matéria seca de nódulos.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.