<b>Efeitos da aeração sobre as características da silagem de cana-de-açúcar</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v31i2.7035
Resumo
No presente estudo, objetivou-se avaliar os efeitos do tempo de aeração sobre as características nutricionais e fermentativas da silagem de cana-de-açúcar. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado com três tratamentos e quatro repetições. A cana-de-açúcar recém-picada foi exposta à aeração por 0, 4 ou 8 horas, sendo ensilada somente após cada tempo de espera. Após a exposição, o material foi ensilado em 12 silos experimentais confeccionados de baldes plásticos. A abertura dos silos ocorreu 85 dias após a ensilagem. Foram determinados os teores dos ácidos orgânicos e a composição químico-bromatológica das silagens. Foi observado desvio da linearidade (p < 0,05) do tempo de aeração sobre os teores de matéria seca e efeito linear crescente (p < 0,05) sobre os teores de FDA, FDN e carboidratos solúveis, mas decrescente para a digestibilidade in vitro da matéria seca. Para os teores de ácidos orgânicos, observou-se desvio da linearidade sobre o ácido acético e comportamento linear (p < 0,05) decrescente para o ácido lático e butírico, bem como para os valores de pH. Não foram observados efeitos sobre os valores de etanol, que se apresentou bastante alto (22% da MS) independentemente do tempo de aeração. A estabilidade aeróbia da silagem piorou com o aumento do tempo de aeração.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.