<b>Armazenamento refrigerado de laranjas cv. Navelina em diferentes concentrações de cera à base de carnaúba</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v29i1.72
Resumo
Objetiva-se com este trabalho avaliar os efeitos de concentrações de cera de carnaúba e períodos de armazenamento na conservação de laranjas Navelina. Após a colheita, as frutas foram pré-resfriadas durante 12 horas a 3ºC e receberam os tratamentos: T1) frutas sem aplicação de cera (testemunha); T2) cera de carnaúba a 50%, diluída em água; T3) cera a 100% (sem diluição). As laranjas foram armazenadas durante 30, 60 e 90 dias em temperatura de 3ºC e UR de 90-95%. Após o armazenamento refrigerado, as frutas foram submetidas à temperatura de 8±0,5ºC e UR de 75-80%, durante quatro dias simulando a comercialização. As variáveis avaliadas foram: perda de massa; cor; pH; sólidos solúveis totais (SST); acidez total titulável (ATT); relação SST/ATT; podridões; distúrbios fisiológicos; rendimento de suco e características sensoriais. As laranjas com maior aceitação pelos julgadores foram as tratadas com cera sem diluição. A qualidade geral, após 90 dias de armazenamento, manteve-se mais elevada em laranjas tratadas com cera. A utilização de cera à base de carnaúba sem diluição em laranjas ‘Navelina’ intensifica o brilho do flavedo, reduz a perda de massa e a incidência de podridões, possibilitando o armazenamento por 90 dias sem comprometer a qualidade sensorial das frutas. Palavras-chave: atmosfera modificada, película, citros, qualidade.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.