<b>Transpiração e condutância foliar à difusão de vapor de feijoeiro irrigado em função da temperatura da folhagem e variáveis ambientais</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v29i1.76
Resumo
Áreas com cultivo irrigado têm o déficit de saturação de vapor (DPV) e temperatura do ar modificados. Sendo a resposta estomática influenciada por essas variáveis e outras como temperatura do dossel, a cultura do feijão irrigado tende a apresentar condutância estomática à difusão de vapor (Gva) e transpiração, diferenciados com relação ao cultivo de sequeiro. Avaliando-se Gva e transpiração com porômetros de equilíbrio dinâmico, verificou-se que a taxa de transpiração apresentou melhor correlação em relação à temperatura da folhagem em condições de folhas ao sol, do que em relação a folhas sombreadas. Relações de Gva com temperatura do ar, DPV e radiação fotossinteticamente ativa (PAR) reforçam a interação dos fatores ambientais com a resposta estomática. Valores de Gva apresentaram correlação exponencial negativa tanto com temperatura do ar e DPV, para valores entre 20 e 35°C, de 0,5 à 3 KPa, respectivamente e aumento exponencial quando relacionada a PAR, mesmo com valores superiores a 2000 µmol m-2 s-1. Palavras-chave: estômato, temperatura do ar, déficit de saturação de vapor do ar, radiação fotossinteticamente ativa, Phaseolus vulgaris.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.