<b>Efeitos de culturas de verão e opções de inverno na cultura do milho e no solo na implantação do plantio direto</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v28i4.778
Resumo
O plantio direto na região dos cerrados é cada vez mais dependente de sistemas de manejo que privilegiem a produção e a manutenção de resíduos vegetais na superfície do solo. Objetivou-se avaliar o efeito das culturas de soja e milho conduzidas no verão e o uso de leguminosas, gramíneas e pousio, no inverno, sobre atributos de um solo de cerrado manejado para implantação do plantio direto e sobre a produção da cultura do milho, conduzida no verão subseqüente. As seqüências soja – milheto, soja – pousio e milho – mucuna proporcionaram as maiores produtividades de palhada. A maior produtividade de grãos de milho ocorreu na sequência milho-mucuna. A maior exportação ocorreu com o N e o maior retorno ao solo com o K. Não houve incremento da matéria orgânica mesmo na camada de 0 a 0,10 m.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.