<b>Manejo do consórcio com culturas de adubação verde em sistema plantio direto</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v29i5.816
Resumo
Este trabalho objetivou estudar a influência de três manejos na produção de massa seca de dois consórcios de coberturas vegetais, em experimento realizado em área experimental do Laboratório de Máquinas e Mecanização Agrícola (LAMMA), do Departamento de Engenharia Rural, FCAV/Unesp, Jaboticabal, Estado de São Paulo. Os consórcios de coberturas vegetais utilizados foram: Crotalaria + Guandu e Mucuna + Guandu, manejados sob três diferentes sistemas: Triturador de palhas; Roçadora e Herbicida, em delineamento em blocos ao acaso e esquema fatorial 2x3, com 4 repetições, totalizando 24 parcelas. Foram avaliados os seguintes parâmetros: massa seca dos consórcios, aos 30, 60, 97 e 125 dias após a semeadura das espécies, a massa seca após o manejo, aos 30, 51 e 71 dias, juntamente com a velocidade de deslocamento e a capacidade de campo efetiva de cada conjunto. As análises permitiram verificar que os manejos não afetaram a produção de massa seca da parte aérea dos consórcios. Aos 30, 97 e 125 dias após a semeadura (DAS) e aos 30 dias após o manejo (DAM), as culturas manejadas com triturador de palhas apresentaram maior quantidade de massa seca. A velocidade de deslocamento e capacidade de campo efetiva apresentaram diferença estatística.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.