<b>Unidades de manejo a partir de dados de produtividade</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v28i4.937
Resumo
A agricultura de precisão é um conjunto de tecnologias que visa o aumento da eficiência com base no manejo diferenciado de áreas agrícolas. Neste contexto, é importante estabelecer metodologias nos quais informações de produtividade, solo ou indicadores compostos possam ser utilizados para a determinação de unidades de manejo. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma metodologia para definição de unidades de manejo em função de mapas de produtividade de cinco safras agrícolas. Foi medida a produtividade da cultura soja, durante os anos de 1998 a 2002, de uma área localizada no município de Cascavel, Estado do Paraná, e utilizando técnicas de geoestatística foram gerados mapas de produtividade. A área amostrada possui 1,74 ha, sendo constituída de 256 parcelas, 128 com manejo químico localizado e 128 sem manejo químico localizado. Na colheita, utilizou-se uma colhedora de parcelas e verificou-se dependência espacial para os sistemas de cultivo, em todos os anos. Os valores pontuais de produtividade de soja de cada ano foram padronizados utilizando-se a técnica denominada escore padrão, em seguida reclassificados em baixo, médio e alto, o que possibilitou a comparação das produtividades de diferentes anos e a geração de um mapa de produtividade média. Com a produtividade padronizada e o coeficiente de variação classificados em baixo, médio e alto foi gerado um mapa com as unidades de manejo. A metodologia mostrou-se eficiente para identificar regiões homogêneas.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.