<b>Influência do espaçamento e população de plantas sobre doenças de final de ciclo e oídio e caracteres agronômicos em soja</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v28i3.962
Resumo
Este trabalho foi conduzido em Cascavel, Estado do Paraná, na safra de 2004/2005, utilizando a cultivar de soja CD 202, para avaliar a influência do espaçamento e da população de plantas sobre a severidade de (DFC) doenças de final de ciclo (Septoria glycines e Cercospora kikuchii) e oídio da soja (Microsphaera diffusa) e caracteres agronômicos da cultura. Os tratamentos foram 3 espaçamentos (22,5; 45,0 e 67,5 cm) e 3 populações (200; 400; e 600 mil plantas ha-1). As DFC tiveram menor severidade no espaçamento reduzido e na população mais baixa, enquanto a ocorrência de oídio não se alterou. Em todos os espaçamentos, quanto maior a população de plantas, maior a altura final e, conseqüentemente, maior o acamamento de plantas. O número de legumes/planta foi superior no maior espaçamento e reduziu com o aumento da população; o número de grãos/planta diminuiu com o aumento da população; e a produtividade foi superior no menor espaçamento.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.