<b>Suplementação energética de bovinos em pastagem de Coastcross (<em>Cynodon dactylon</em> (L.) Pers) no período das águas</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v27i1.1249
Resumo
Foram utilizados 32 novilhos mestiços inteiros, com 14 meses e peso médio de 345 kg. Foram avaliadas características de produção, o valor nutritivo e o desempenho desses animais em pastagem de Coastcross no período das águas, em uma área de 4,0 ha, suplementados com duas fontes de energia: casca de soja (CS) e grãos de aveia (AV). Os animais foram distribuídos em 4 tratamentos: sem suplemento (SS); suplemento à 0,6% do PV com AV; suplemento à 0,6% do PV com CS; e suplemento à 0,3% do PV com AV + 0,3% do PV com CS (CSAV). Observou-se decréscimo na massa de forragem, nas lâminas foliares, na oferta de forragem e, conseqüentemente no ganho médio diário (GMD) e por hectare com o avanço dos períodos experimentais (p < 0,05), ocorrendo aumentos na taxa de lotação e no teor de proteína bruta. Não houve efeito (p < 0,05) do tipo de suplemento sobre o GMD que variou de 0,667 (SS) a 0,840 kg/dia (CS)Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.