<b>Efeito do extrato alcoólico de própolis sobre o perfil bioquímico e o desempenho de coelhas jovens</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v26i1.1950
Resumo
Este estudo objetivou avaliar o desempenho corporal e o perfil bioquímico de 40 coelhos Norfolk 2000, linhagem Botucatu, fêmeas, com idade média de 97 ± 4,18 dias, alimentados com rações contendo álcool ou diferentes quantidades de extrato alcoólico de própolis (1000 ppm, 2000 ppm e 3000 ppm), por 35 dias. Analisaram-se os seguintes parâmetros bioquímicos séricos: glicose, uréia, creatinina, albumina, proteína total, transaminases (AST e ALT) e desidrogenase lática (LDH), para as quais o sangue foi coletado antes e após o fornecimento das rações. Os níveis de glicose AST e LDH apresentaram diferenças entre tratamentos, sendo as maiores alterações nos animais do tratamento com 3000 ppm de EAP. Os coelhos que consumiram rações com 1000 ppm de EAP apresentaram melhor desempenho, enquanto os que receberam 3000 ppm de própolis na ração demonstraram os piores resultados, provavelmente por alterações no metabolismo.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.





























