<b>Substituição do milho pela silagem de sorgo com alto e baixo teor de tanino em dietas para juvenis de tilápia do Nilo (<em>Oreochromis niloticus</em>)</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v25i2.1989
Resumo
Este trabalho foi realizado para avaliar a substituição do milho pela silagem de sorgo como fonte de energia para juvenis de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus L. (Cichlidae). Foram formuladas 3 dietas práticas isocalóricas (3000kcal de energia digestível) e isoprotéica (28% de proteína bruta). O farelo de milho foi substituído pela silagem de sorgo de baixo (0,44%) (SSBT) e alto (1,14%) (SSAT) teor de tanino. Os peixes (55,09 ± 0,94g) foram distribuídos em tanques de fibro-cimento (1000L) e alimentados com dietas experimentais até à saciedade 3 vezes ao dia, durante 67 dias. Não foram observadas diferenças significativas sobre a conversão alimentar, eficiência protéica, índice hepato-somático, gordura visceral e taxa de sobrevivência. O ganho de peso dos peixes alimentados com SSBT foi significativamente maior que os alimentados com dietas contendo milho e SSAT. Os peixes alimentados com dietas contendo SSBT consumiram mais ração do que os peixes alimentados com a dieta com SSAT. Os resultados indicaram que a inclusão de 44% de silagem de sorgo nas dietas podem suportar normal crescimento nos juvenis de tilápia do Nilo, com potencial para substituir o milho.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.