<b>Avaliação de diferentes posições de marcação externa em juvenis de tilápia <em>Oreochromis niloticus</em> (Cichlidae)</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v25i2.2001
Resumo
Foram avaliados, neste trabalho, o efeito e a eficácia de uma técnica de marcação externa em tilápia, Oreochromis niloticus L. (Cichlidae). Com o auxílio de uma agulha nº 9, um fio sintético flexível (0,20mm) contendo 3 miçangas coloridas, foi fixado à musculatura dos peixes em 3 posições: na musculatura de inserção da nadadeira dorsal (D) e na musculatura de inserção da nadadeira caudal nas posições dorsal (C) e ventral (V). Um total de 120 animais, com peso de 11,5g e 8,2cm de comprimento total, foram marcados e distribuídos em 2 tanques-rede na densidade de 30 peixes/m3. Em cada tanque-rede foram estocados 60 indivíduos, classificados em 4 grupos, sendo 3 com marcações do tipo D, C e V e um controle sem marcação (SM), com 15 peixes por tratamento. Após 60 dias, verificou-se melhor eficácia da marcação C, sendo observados 5 animais com perda da marcação D, 2 da C e 3 da V em cada tanque. Os valores médios de desempenho variaram de 40,8g a 55,7g, sendo os maiores valores atingidos pelos peixes marcados em comparação aos não-marcados (p<0,05). Dentre os 4 grupos, contudo, não houve diferença entre os valores obtidos pelos peixes com marcação tipo D e os não-marcados. A técnica de marcação utilizada não provocou efeito negativo sobre o desenvolvimento das tilápias juvenis, podendo ser, então, recomendada.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.