Estadios do desenvolvimento embrionário do piavuçu <em>Leporinus macrocephalus</em> (Garavello & Britski, 1988)
Resumo
O conhecimento da embriogênese de uma espécie é de grande importância, sendo uma ferramenta útil na localização de áreas de desova e no estudo do crescimento da espécie em ambiente natural. O presente estudo foi realizado na Piscicultura Panamá, Estado de Santa Catarina, e teve como objetivo caracterizar o desenvolvimento embrionário do piavuçu, Leporinus macrocephalus (Characiformes, Anostomidae). A descrição foi baseada na análise dos embriões coletados em intervalo de 10 min, durante as primeiras três horas após a fertilização, e posteriormente em intervalos de 30 min até a eclosão da larva. Os ovos do piavuçu se apresentaram livres, transparentes, pequenos, esféricos e com um grande espaço perivitelínico. Depois de 11 h e 30 min da fertilização, a uma temperatura média de 28,2ºC, aconteceu a eclosão. O comprimento total das larvas recém eclodidas foi de 2,39 ± 0,12 mm com um peso de 0,5 ± 0,1 mg.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.