Efeitos dos níveis de substituição do milho pela polpa de <em>citrus</em> peletizada sobre a digestibilidade aparente em bovinos mestiços confinados
Resumo
O objetivo deste trabalho foi estudar o efeito de quatro níveis de substituição do milho (40%, 60%, 80% e 100%) pela polpa de citrus peletilizada sobre o coeficiente de digestibilidade aparente da matéria seca, da matéria orgânica, da proteína bruta, da energia bruta e da fibra em detergente neutro, utilizando a cinza insolúvel em ácido como indicador interno, em bovinos machos inteiros, terminados em confinamento. Foram utilizados 28 animais, mestiços (F1 - Nelore x Red Angus), com aproximadamente 20 meses de idade e peso médio inicial de 346kg. Os animais foram distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado, com quatro tratamentos (níveis de polpa de citrus) e sete repetições. Além do milho e/ou polpa de citrus, usados como fonte de energia, os animais recebiam silagem de milho, farelo de soja, farinha de carne e ossos, fosfato bicálcico, calcário, sal mineral e monensina. Os animais foram mantidos estabulados, individualmente, em baias de 10m2, alimentados ad libitum. As fezes foram coletadas diretamente do chão, com auxílio de uma colher com haste longa. O período de coleta de fezes iniciou-se 28 dias após o início do experimento e teve duração de 7 dias. A substituição do milho pela polpa de citrus peletizada diminuiu o coeficiente de digestibilidade aparente da matéria seca, da matéria orgânica, da proteína bruta, da energia bruta e da fibra em detergente neutro nos tratamentos intermediários (60% e 80% de substituição). Por outro lado, os melhores resultados para a digestibilidade aparente foram obtidos com a substituição de 40% e 100% do milho pela polpa de citrus. Dessa forma, as equações que melhor se ajustaram para descrever coeficientes de digestibilidade observados, foram as quadráticas.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.