Avaliação da densidade de uma pastagem de coastcross-1 (<em>Cynodon dactylon</em> (L.) Pers) em níveis residuais de matéria seca sob pastejo
Resumo
O experimento foi realizado no Câmpus do Arenito - UEM, em Cidade Gaúcha, no período de outubro de 1997 a março de 1998, com o objetivo de avaliar na pastagem de coastcross -1 (Cynodon dactylon (L.) Pers), em quatro níveis de resíduo de matéria seca (RMS: 1.978, 2.130, 2.545 e 3.857 kg de MS/ha), com lotação contínua e carga animal variável, as densidades e participação dos componentes botânicos. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com duas repetições. As avaliações da densidade de forragem, participação dos componentes botânicos e a relação folha/colmo foram estudados nos estratos inferiores (0 - 10 cm) e superiores (10 - 20 cm) da pastagem, em função dos níveis RMS. A densidade da pastagem (g de MS/m3) nos estratos inferior e superior teve uma relação positiva com os níveis de RMS e negativa em relação ao tempo (dias) do experimento. A percentagem de material morto (MM) foi superior no estrato inferior em relação à percentagem de colmos verdes (CV) e de folhas verdes (FV). No estrato superior o MM e CV tiveram a maior participação, porém FV, aumentou à medida que se elevaram os níveis de RMS.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.