<b>Níveis críticos do índice de conforto térmico para ovinos da raça Santa Inês criados a pasto no agreste do Estado de Pernambuco</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v31i2.3766
Resumo
O objetivo deste trabalho foi estimar os valores críticos do Índice de Conforto Térmico (ICT) para ovinos deslanados da raça Santa Inês em condições de pastejo, com base nos parâmetros fisiológicos. O experimento foi conduzido de janeiro a abril na região agreste do Estado de Pernambuco. Os parâmetros temperatura retal (TR) e frequência respiratória (FR) foram avaliados três vezes por semana nos períodos da manhã e da tarde. O ambiente foi monitorado diariamente, por intermédio de uma estação meteorológica instalada ao lado do piquete experimental. As medidas para as análises de regressão foram obtidas de 15 ovinos da raça Santa Inês, sendo cinco de cada cor: branca, castanha e preta. Baseando-se na TR, os valores críticos do ICT estimados para os ovinos brancos, castanhos e pretos foram, respectivamente de 46,3; 45,5 e 44,5. Baseando-se na FR, o valor crítico de ICT foi de 38,0 para os animais das três coresDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.