<b>Composição bromatológica e produtividade do capim-andropógon em diferentes idades de rebrota em sistema silvipastoril</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v31i2.

  • Marlúcia da Silva Bezerra Lacerda Mestre em Ciência Animal/UFPI
  • Arnaud Azevedo Alves Professor do Departamento de Zootecnia/UFPI
  • Maria Elizabete de Oliveira Professor do Departamento de Zootecnia/UFPI
  • Marcos Cláudio Pinheiro Rogério Professor do Departamento de Zootecnia/UVA
  • Teodoreto Barbosa Carvalho Engenheiro Agrônomo/UFPI
  • Veralene Silva Veras Mestre em Ciência Animal/UFPI
Palavras-chave: plantas forrageiras, relação folha/colmo, tolerância à sombra, valor nutritivo

Resumo

Avaliou-se a composição e produtividade do capim-andropógon (Andropogon gayanus Kunth.) em diferentes idades de rebrota, associado às espécies arbóreas pau-d’arco (Tabebuia serratifolia) e jatobá (Hymenaea courbaril) no período chuvoso, em Teresina, Piauí. Adotou-se o delineamento de blocos ao acaso, em esquema fatorial 3 x 2, com parcelas subdivididas, sendo as parcelas os ambientes (sombreamento com jatobá e pau-d’arco e área aberta) e posições (nascente e poente), e as subparcelas as idades (35, 49 e 63 dias), com cinco repetições. Houve interação ambiente x idade para MS na planta, FDN e FDA na planta e nas folhas e NIDN nas folhas. A PB nas folhas à sombra foi superior (9,65 ± 0,94%) em relação à área aberta (9,16 ± 1,41%). Houve efeito linear decrescente (p < 0,01) da idade sobre PB na planta e folhas. A partir dos 47,7 e 48,8 dias houve redução na relação folha/colmo do capim-andropógon em pau-d’arco e jatobá, respectivamente. É viável o cultivo da gramínea em sistema silvipastoril, pela estabilidade na composição de MS e FDA e nas proporções de NIDN e NIDA na planta e nas folhas, bem como para PB na planta e FDN nas folhas, com maior teor de PB nas folhas da gramínea. Não houve diferença nos teores de FDN na gramínea em função da idade entre os ambientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlúcia da Silva Bezerra Lacerda, Mestre em Ciência Animal/UFPI
http://lattes.cnpq.br/8243388869024580 Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Piauí (1995). É especialista em Microbiologia pela PUC-BH. Mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal do Piauí. É atualmente professora de Ciências e de Biologia da Rede Privada e Pública Estadual do Maranhão e do Piauí.
Arnaud Azevedo Alves, Professor do Departamento de Zootecnia/UFPI
http://lattes.cnpq.br/5350003744500611 É graduado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1987), com Mestrado e Doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará (1991). Atualmente é consultor dos periódicos Revista Científica de Produção Animal, Pesquisa Agropecuária Brasileira, Revista Brasileira de Nutrição Animal e Revista Ciência Agronômica. É professor Adjunto 4 da Universidade Federal do Piauí, lotado no Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação de Alimentos para Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentos alternativos, alimentação de ruminantes, digestibilidade e bovinocultura de leite. É professor e orientador de Doutorado e Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da UFPI.
Maria Elizabete de Oliveira, Professor do Departamento de Zootecnia/UFPI
http://lattes.cnpq.br/6271260664171012 Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1979), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (1988) e doutorado em Ecologia pela Universidade de Brasília (1999). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Sistemas Silvipastoris, Avaliação e produção de forragens, atuando principalmente na área de produção de caprinos e ovinos.
Marcos Cláudio Pinheiro Rogério, Professor do Departamento de Zootecnia/UVA
http://lattes.cnpq.br/5753558547956828 Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (1998), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa e Estímulo à Interiorização (BPI) da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). É revisor da Revista Ciência Agronômica, da Revista Árvore, da Revista Econômica do Nordeste e da Revista Científica de Produção Animal e Professor Adjunto da Universidade Estadual Vale do Acarau. É também membro do Quadro de Docentes Permanentes do Programa de Mestrado em Zootecnia da UVA. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação de Alimentos para Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: ruminantes, nutrição, ovinos, subprodutos e produção animal.
Teodoreto Barbosa Carvalho, Engenheiro Agrônomo/UFPI
http://lattes.cnpq.br/3923319189292360 Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Piauí (2006).
Veralene Silva Veras, Mestre em Ciência Animal/UFPI
http://lattes.cnpq.br/7853454255588685 Possui graduação em ENGENHARIA AGRONOMICA pela Universidade Federal do Piauí (2004) e MESTRADO EM CIÊNCIA ANIMAL (Universidade Federal do Piauí, 2007). Tem experiência na área de Agronomia e Zootecnia. Atuando principalmente nos seguintes temas: produçao de caprinos, sistemas silvipastoris, fertilidade e microbiologia do solo.
Publicado
2009-08-11
Como Citar
Lacerda, M. da S. B., Alves, A. A., Oliveira, M. E. de, Rogério, M. C. P., Carvalho, T. B., & Veras, V. S. (2009). <b>Composição bromatológica e produtividade do capim-andropógon em diferentes idades de rebrota em sistema silvipastoril</b&gt; - DOI: 10.4025/actascianimsci.v31i2. Acta Scientiarum. Animal Sciences, 31(2), 123-129. https://doi.org/10.4025/actascianimsci.v31i2.4549
Seção
Forragicultura

0.9
2019CiteScore
 
 
29th percentile
Powered by  Scopus