<b>Composição bromatológica e produtividade do capim-andropógon em diferentes idades de rebrota em sistema silvipastoril</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v31i2.
Resumo
Avaliou-se a composição e produtividade do capim-andropógon (Andropogon gayanus Kunth.) em diferentes idades de rebrota, associado às espécies arbóreas pau-d’arco (Tabebuia serratifolia) e jatobá (Hymenaea courbaril) no período chuvoso, em Teresina, Piauí. Adotou-se o delineamento de blocos ao acaso, em esquema fatorial 3 x 2, com parcelas subdivididas, sendo as parcelas os ambientes (sombreamento com jatobá e pau-d’arco e área aberta) e posições (nascente e poente), e as subparcelas as idades (35, 49 e 63 dias), com cinco repetições. Houve interação ambiente x idade para MS na planta, FDN e FDA na planta e nas folhas e NIDN nas folhas. A PB nas folhas à sombra foi superior (9,65 ± 0,94%) em relação à área aberta (9,16 ± 1,41%). Houve efeito linear decrescente (p < 0,01) da idade sobre PB na planta e folhas. A partir dos 47,7 e 48,8 dias houve redução na relação folha/colmo do capim-andropógon em pau-d’arco e jatobá, respectivamente. É viável o cultivo da gramínea em sistema silvipastoril, pela estabilidade na composição de MS e FDA e nas proporções de NIDN e NIDA na planta e nas folhas, bem como para PB na planta e FDN nas folhas, com maior teor de PB nas folhas da gramínea. Não houve diferença nos teores de FDN na gramínea em função da idade entre os ambientes.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.