<b>Digestibilidade <em>in vitro</em> e <em>in situ</em> de três forrageiras tropicais colhidas manualmente e por vacas fistuladas no esôfago</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v30i2.4701
Resumo
Avaliou-se a digestibilidade in vitro (DIV) e in situda matéria seca (MS) e “in situ” da proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN) e fibra em detergente ácido (FDA), celulose e hemicelulose das gramíneas Colonião (Pannicum maximum) (COL), Brachiaria decumbens (BRACH) e Napier (Pennisetum purpureum) (NAP) de amostras colhidas manualmente e por vacas portadoras de cânula no esôfago. A DIV-MS das gramíneas colhidas, manualmente, foi de 64% para NAP, 63% para BRACH e 55% para COL. A fração insolúvel potencialmente degradável (%) e a taxa de degradação (% h-1) das gramíneas NAP, BRACH e COL foram, respectivamente, de 62,8 e 6,4; 64,7 e 5,0 e 65,7 e 4,0 para a MS; 62,0 e 4,2; 62,6 e 3,0 e 70,8 e 2,6 para a PB; 77,2 e 6,3; 75,5 e 4,9 e 70,1 e 3,7 para a FDN. Concluiu-se que a oferta de forragem estudada permitiu aos bovinos seleção dos alimentos de forma a se obter dietas com valores nutritivos superiores aos disponíveis nas pastagens e que para o sistema de pastejo contínuo com carga animal variável, a gramínea Napier mostrou-se mais digestível, seguida pela Braquiária e pelo Colonião que apresentou os menores parâmetros de degradação ruminal.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.