<b>Exigências de triptofano para leitões (6 kg a 11 kg) com base no conceito da proteína ideal</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v28i2.646
Resumo
O experimento envolveu o total de 72 leitões, visando determinar a exigência de triptofano total em leitões dos 5,80 kg aos 11,40 kg, com base no conceito da proteína ideal. Foi utilizado delineamento em blocos casualizados com quatro tratamentos e com seis repetições. As rações experimentais continham diferentes níveis de triptofano total (0,26%, 0,29%, 0,32% e 0,35%) e níveis constantes de lisina (1,60%), de metionina (0,44%) e de treonina (0,97%). Dos 11,40 kg aos 19,90 kg, todos os leitões receberam a mesma ração. Não foram observadas diferenças significativas para as variáveis de desempenho (consumo diário de ração, ganho diário de peso, ganho diário de peso ajustado para mesmo consumo e conversão alimentar) e para o teor de uréia plasmática. Os animais, recebendo 0,29% de triptofano total, apresentaram ganho diário de peso 7,2% maior que aqueles alimentados com 0,26% de triptofano. O nível de 0,29% determinou a melhor eficiência econômica, sugerindo relação lisina: triptofano total de 100:18.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.





























