<b>Efeito do colágeno na maciez da carne de bovinos de distintos grupos genéticos</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v28i1.664
Resumo
O objetivo do trabalho foi avaliar a influência do colágeno na maciez da carne de animais de diferentes grupos genéticos produzidos no sistema de produção do novilho superprecoce. Foram utilizados bezerros machos inteiros da raça Nelore, mestiços ½ Nelore x ½ Aberdeen Angus e mestiços ½ Nelore x ½ Simental. Após abate e resfriamento por 24 horas, foram retiradas amostras do músculo Longissimus dorsi, na região entre a 11a e a 13a costela, sendo que uma amostra foi congelada e as demais maturadas por 7 e 14 dias. Não houve diferença significativa (p > 0,01) entre os grupos genéticos para a quantidade e a solubilidade de colágeno e a força de cisalhamento. A quantidade e a solubilidade do colágeno não comprometeram a maciez da carne, indiferentemente do grupo genético utilizado e do tempo postmortem, tornando vantajosa a opção de se abaterem animais jovens.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.