<b>Anel de látex aplicado no pedículo ovariano de bezerras Nelore</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v28i1.669
Resumo
Foram avaliados os efeitos do anel de látex aplicado no pedículo ovariano de bezerras da raça Nelore, no pós-operatório, desempenho e características de carcaça, utilizando-se 23 animais, 8 meses de idade e peso médio de 130 kg, distribuídas em dois grupos. O grupo I foi constituído por 11 bezerras, nas quais se empregou o anel de látex, e o grupo II composto por 12 bezerras não-castradas. O anel de látex foi aplicado no pedículo ovariano, por meio de abordagem via flanco. No pós-operatório avaliaram-se possíveis complicações, ganho de peso médio diário (GPMD), rendimento de carcaça, peso vivo em jejum e peso da carcaça quente. O procedimento cirúrgico, de fácil execução, mostrou-se eficaz na supressão do estro. Um animal (9%) apresentou deiscência parcial de ferida. O GPMD do GI foi de 0,308 kg e do GII de 0,311 kg. Animais pertencentes ao GI apresentaram 53,61% e os do GII 52,82% de rendimento de carcaça.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.