<b>Substituição da silagem de milho pela silagem de rama de mandioca na alimentação de vacas leiteiras: consumo e digestibilidade dos nutrientes</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v29i4.990
Resumo
O objetivo do experimento foi estudar os efeitos da substituição da silagem de milho (SML) pela silagem do terço superior da rama de mandioca (SRM) no consumo e digestibilidade dos nutrientes de vacas em lactação. Doze vacas em lactação foram alocadas em um delineamento em blocos casualizados. Os níveis de substituição da SML pela SRM foram 0, 20, 40 e 60%. Os parâmetros analisados foram: consumo de matéria seca (CMS), matéria orgânica (CMO), fibra em detergente neutro (CFDN), fibra em detergente neutro indigestível (CFDNi), digestibilidade aparente da matéria seca (DAMS), matéria orgânica (DAMO), proteína bruta (DAPB), fibra detergente neutro (DAFDN), carboidratos totais (DACT), carboidratos não fibrosos (DACNF). Foi observado que o nível de substituição da SML pela SRM não teve efeito significativo para a maioria das variáveis avaliadas (p > 0,05). No entanto, a DAPB (p < 0,01) diminuiu à medida que se aumentavam os níveis de substituição da SML pela SRM. A inclusão da SRM não alterou nem o consumo e nem a digestibilidade dos nutrientes, exceto a DAPB. Apesar do efeito negativo sobre a digestibilidade aparente da proteína, a SRM pode substituir parcialmente a SML na dieta de vacas em lactação.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.