<b>Avaliação de inulina e probiótico para frangos de corte</b> - doi: 10.4025/actascianimsci.v33i1.9979
Resumo
Objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito de aditivos promotores de crescimento (prebiótico, probiótico e simbiótico) em substituição ao antibiótico sobre o desempenho e características de carcaça (cortes nobres, órgãos e gordura abdominal), em dietas para frangos de corte de um a 42 dias de idade. Foram utilizados 384 pintos de um dia de idade alojados sobre cama reutilizada. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e seis repetições, sendo: PRO - suplementação com probiótico (2 kg t-1), ANT – suplementação com antibióticos (flavomicina 10% - 4 ppm e halquinol 60% - 15 ppm), PRE – suplementação com prebiótico (5 kg t-1), SIMB – suplementação com probiótico e prebiótico (2 e 5 kg t-1, respectivamente). O probiótico utilizado era composto por Lactobacillus acidophillus; Streptococcus faecium e Bifidobacterium bifidum e o prebiótico utilizado foi inulina (extrato de raiz de chicória). Na fase inicial, os frangos alimentados com dietas contendo probiótico e simbiótico tiveram maior ganho de peso e peso total aos 21 dias. A suplementação na ração com antibiótico proporcionou menor consumo de ração de um a 21 dias de idade. Os promotores de crescimento não apresentaram efeito sobre as variáveis de desempenho, rendimento de carcaça e cortes nobres estudadas na fase de um a 42 dias de idade.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.