<b>Comportamento ingestivo e digestão de nutrientes em bovinos de corte alimentados com silagem de capim</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v31i4.5782
Resumo
Avaliou-se o efeito do teor de matéria seca, uso de inoculante bacteriano e a redução do tamanho de partículas da silagem de capim-Tanzânia (Panicum maximum), sobre os parâmetros digestivos. Utilizaram-se sete novilhos da raça Nelore, em delineamento experimental Quadrado Latino 7 x 7. Os tratamentos foram: T1: Umidade original, partícula menor, sem inoculante bacteriano; T2: Umidade original, partícula menor, com inoculante bacteriano; T3: Emurchecido, partícula maior, com inoculante bacteriano; T4: Emurchecido, partícula maior, sem inoculante bacteriano; T5: Umidade original, partícula maior, com inoculante bacteriano; T6: Umidade original, partícula maior, sem inoculante bacteriano; T7: Umidade original, partícula maior, sem inoculante bacteriano, com milheto. Os tratamentos não influenciaram as taxas de passagem de sólidos (2,4% hora-1) e de líquidos (3,2% hora-1), o consumo de matéria seca (1,1% do PV) e nem o comportamento ingestivo. Observaram-se os seguintes tempos (minutos dia-1) e taxas (min kg MS-1) de ingestão de MS (293 e 68); de ruminação (432 e 102) e de mastigação (725 e 170), respectivamente. Os valores médios de digestibilidade da MS (61,4%), FDA (59,7%), PB (43,9%) e FDN (60,3%) não diferiram entre os tratamentos. Os procedimentos adotados na ensilagem não resultaram em alterações significativas nos parâmetros avaliados.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.