<strong>Mentol e eugenol como substitutos da benzocaína na indução anestésica de juvenis de pacu</strong> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v30i3.1081
Resumo
Objetivou-se verificar a eficiência de anestésicos naturais na indução à anestesia de juvenis de pacu. Foram avaliadas quatro concentrações de mentol (50, 100, 150 e 200 mg L-1), quatro de eugenol (10, 25, 50 e 100 mg L-1) e uma de benzocaína (100 mg L-1). Durante o procedimento de anestesia, foram monitorados e avaliados quatro estágios de sedação, da redução dos movimentos operculares até a perda total de reação à manipulação. Após o procedimento de biometria, foram avaliados o tempo de recuperação e a mortalidade até 48h após anestesia. As concentrações de 100, 150 e 200 mg L-1 de mentol e as concentrações de 50 e 100 mg L-1 de eugenol apresentaram tempos de indução à anestesia e recuperação similares aos da benzocaína. Os resultados obtidos mostraram que o mentol e o eugenol são anestésicos eficientes para pacus em substituição à benzocaína, sugerindo a concentração de 100 mg L-1 de mentol e 50 mg L-1 de eugenol.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.