<b>Características de carcaça de novilhas mestiças confinadas, submetidas a dietas com milho ou resíduo seco de fecularia de mandioca</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v27i4.1147
Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a substituição do milho pelo resíduo seco de fecularia de mandioca sobre as características de carcaça (peso de carcaça quente, rendimento de carcaça, conformação, espessura do coxão, comprimento de perna, espessura de gordura de cobertura, cor, textura, área de olho de lombo, percentagem de osso, de músculo e de gordura) de novilhas mestiças confinadas. Foram utilizadas 30 novilhas com 21 meses de idade. No período pré-experimental (49 dias), os animais receberam concentrado de milho e farelo de soja (19,67% PB). No período experimental (57 dias), 15 novilhas receberam a dieta anterior e outras 15 receberam resíduo de fecularia de mandioca e silagem de sorgo à vontade. A espessura da gordura de cobertura foi maior (p < 0,05) nas novilhas alimentadas com milho em relação às alimentadas com resíduo de fecularia de mandioca (3,34 vs 2,37 mm). Entretanto, a espessura do coxão (26,97 vs 26,00 cm), a área do Longissimus dorsi (70,91 vs 63,17 cm2) e a percentagem de músculo (69,83% vs 66,29%), foram maiores (p < 0,05) para as novilhas que consumiram a dieta com resíduo de fecularia de mandioca em relação às novilhas que consumiram a dieta com milho. A substituição do milho pelo resíduo de fecularia de mandioca influenciou as características de carcaçaDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.