<b>Perfil de <em>n</em>-alcanos em cinco espécies de plantas forrageiras tropicais</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v27i3.1207
Resumo
O objetivo do experimento foi estudar o perfil de n-alcanos em espécies de gramíneas (Brachiaria brizantha, Cynodon dactylon e Panicum maximum) e leguminosas (Arachis pintoi e Glycine wightii). Foram identificados e quantificados por meio de cromatografia gasosa, os n-alcanos C24 a C35, sendo C32 e C34 padrões internos. As concentrações dos n-alcanos nas diferentes espécies e respectivas frações (lâminas foliares, colmos porções superior e inferior e matéria morta para gramíneas; folhas, caule porção superior e inferior e matéria morta para leguminosas) foram submetidas à análise de variância e teste de média (Tukey). Nos períodos de primavera e inverno, para a maioria das espécies e frações, há predomínio dos n-alcanos de cadeia ímpar. Houve maior concentração de C29, C31 e C33 na primavera, C27, C28, C29, C30 e C31, no verão e C27, C29, C31 e C33 no invernoDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.