<b>Masculinização de larvas de tilápia do Nilo (<em>Oreochromis niloticus</em>) por banhos de imersão e o andrógeno dissolvido em solução de dimetilsulfóxido (DMSO)</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v26i2.1867
Resumo
O experimento constituiu-se de dois ensaios. O primeiro objetivou determinar a concentração de dimetilsulfóxido não-prejudicial às larvas de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus L.) para utilização em banhos de imersão, e o segundo avaliou a masculinização e o desempenho zootécnico das larvas submetidas à imersão em diferentes concentrações hormonais. Os animais foram imersos por 36 horas em recipientes de 0,5L, com 50 larvas. No primeiro ensaio, utilizaram-se as concentrações de 0,04%; 0,1%; 0,3%; 0,7% e 1,0% de dimetilsulfóxido, não apresentando diferença significativa (p>0,05) sobre resultados de sobrevivência entre os tratamentos. No segundo ensaio, utilizaram-se os tratamentos de 0,5; 1,5; 2,5; 3,5; 4,5 e 5,5mg de 17alpha-metiltestosterona.L-1, em solução de 0,04% de dimetilsulfóxido, verificando-se melhor resultado (p<0,05) para 5,5mg (86,15% de machos). Conclui-se que o dimetilsulfóxido não causa danos aos animais e as maiores taxas de masculinização são verificadas com imersão em 5,5mg de 17alpha-metiltestosterona.L-1.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.