Acúmulo de forragem e perfilhamento em capim Tanzânia, <em>Panicum maximum</em> Jacq., diferido após pastejo em diferentes alturas
Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do diferimento no acúmulo de matéria seca e perfilhamento, em uma pastagem de capim tanzânia, (Panicum maximum Jacq. cv. Tanzânia-1) (Poaceae), mantida a diferentes alturas sob pastejo, na região Noroeste do Estado do Paraná, durante o período de 19/12/1998 a 13/05/1999. Os tratamentos (alturas de pasto) foram: 20, 40, 60 e 80 cm. Após o diferimento, os parâmetros foram avaliados no período de 14/5/1999 a 22/7/1999. O delineamento experimental utilizado foi o completamente casualizado, com duas repetições. Os resultados mostraram efeito significativo dos tratamentos sobre o acúmulo de matéria seca, acúmulo de matéria seca de lâminas verdes e massa de perfilho. Conclui-se que o diferimento em pastagens de capim Tanzânia, realizado logo após o período reprodutivo da pastagem, permite o aumento da oferta de forragem e dos níveis de matéria seca de lâminas verdes para o pastejo, no período de maior escassez de forragem.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.