Desempenho de cabras em lactação alimentadas com grão de soja
Resumo
Trinta e seis cabras (16 Saanen e 20 Alpina), com 88 ± 2,3 dias em lactação no início do experimento, foram utilizadas em blocos casualizados para se avaliar os efeitos de teores de grão de soja no desempenho da lactação. Dietas isonitrogenadas contendo 49% de silagem de milho e 0%, 7%, 14% ou 21% da matéria seca de grão de soja cru inteiro em substituição ao farelo de soja por 63 dias. A inclusão do grão de soja reduziu linearmente o consumo de matéria seca e aumentou a eficiência alimentar (P < 0,01). A porcentagem e produção de gordura do leite aumentaram linearmente (P < 0,01) e a produção de leite diminuiu linearmente (P < 0,01). A produção e a concentração de proteína no leite e a produção de leite corrigida para 3,5% de gordura apresentaram efeito quadrático (P < 0,01). A substituição do farelo de soja por grão de soja até 14% da MS da dieta de cabras leiteiras não afetou negativamente o desempenho da lactação.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.