Efeitos do uso de sucedâneo do leite e milho processado no desempenho de bezerros da raça holandesa até o desmame
Resumo
Setenta e dois bezerros da raça Holandesa foram utilizados para avaliar a substituição do leite integral pelo sucedâneo e os efeitos da densidade do milho floculado em dietas iniciais. Os animais foram distribuídos num delineamento experimental de blocos, ao acaso, de acordo com a data de nascimento e sexo, em um arranjo fatorial 2x3, correspondendo ao tipo de dieta líquida (leite integral ou sucedâneo) e à densidade do milho floculado (283, 360 e 437 g/L). No período dos 15 dias de vida até o desmame, não foi observado efeito de densidade de floculação no desempenho dos animais. A substituição do leite pelo sucedâneo não alterou o consumo de concentrado, mas reduziu o ganho de peso (leite = 0,56 vs. Sucedâneo = 0,30 kg/dia), peso à desmama (63,3 vs. 51,9 kg/dia) e consumo de matéria seca (0,83 vs. 0,68 kg/dia) e piorou a conversão alimentar (1,6 vs. 2,6), mas antecipou a data do desmame (56,4 vs. 48,9 dias).Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.