Estudo da viabilidade da redução de análises bromatológicas em trabalhos realizados para determinação do consumo, conversão alimentar e digestibilidade aparente em novilhas confinadas
Resumo
Foram utilizadas 48 novilhas da raça Nelore, com idade aproximada de 18 meses e 235 kg de peso vivo médio, alimentadas com quatro diferentes rações a base de silagem de sorgo e milho ou triticale, como fonte de energia, e farelo de soja ou levedura, como fonte de proteína. Foi estudado o efeito da formação de amostras de sobras e fezes (individual ou “pool”) sobre o consumo e conversão alimentar e digestibilidade aparente da matéria seca (MS), proteína bruta (PB), energia bruta (EB), matéria orgânica (MO), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA) e hemicelulose (Hem.). Para a determinação da digestibilidade aparente, a cinza insolúvel em ácido (CIA) foi usado como indicador interno. O sistema de formação de amostras (individual ou “pool”) não apresentou diferença para o consumo e conversão alimentar da MS, PB, EB, MO, FDN, FDA e Hem. No entanto, a formação de “pool” de amostras superestimou a digestibilidade aparente dos parâmetros estudados, com exceção da Hem.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.