<b>Fontes proteicas no suplemento concentrado de ovinos em pastejo</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v31i1.3875
Resumo
O uso de suplementos concentrados e a adequação proteica nestes suplementos podem ser importantes ferramentas para os sistemas de produção de ovinos em pastagens tropicais. O presente trabalho teve por objetivo avaliar diferentes fontes proteicas no suplemento concentrado de ovinos mantidos em pastagens irrigadas de Tifton 85. Os tratamentos avaliados foram: animais não-suplementados (controle), farelo de soja, ureia e torta de algodão, no suplemento concentrado múltiplo (20% de proteína bruta e 74% de nutrientes digestíveis totais). A quantidade de concentrado fornecida diariamente foi de 0,180 kg animal-1. Foram utilizados 28 ovinos machos castrados, mestiços Santa Inês x sem padrão racial definido, com peso corporal inicial de 28 kg. O período experimental foi de 84 dias, dividido em seis subperíodos de 14 dias. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e sete repetições. O consumo de matéria seca de forragem foi maior para os animais mantidos exclusivamente em pastagens. Não foram observadas diferenças significativas entre os tratamentos para o ganho de peso e parâmetros de carcaça. As fontes proteicas utilizadas no suplemento concentrado para ovinos em pastejo foram tecnicamente viáveis, não havendo diferença entre elas. Entretanto, o uso da suplementação com concentrado não se mostrou vantajoso em relação à engorda exclusiva em pastagens.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.