<b>Interação genótipo-ambiente na produção de leite de vacas da raça Holandesa</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v30i2.4706
Resumo
Os efeitos, sobre a avaliação genética da interação reprodutor-região, foram investigados analisando-se 108.702 registros de produção de leite (PL305) de vacas da raça Holandesa, pertencentes a rebanhos de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Sanata Catarina e Rio Grande do Sul. Um modelo animal multicarácter foi aplicado para estimar os componentes de variância e covariância utilizando amostragem de Gibbs. As médias a posteriori da variância genética de Santa Catarina e Rio Grande do Sul foram superiores (p < 0,001) às estimadas nos demais estados e iguais (p > 0,05) entre si. As herdabilidades variaram entre 0,24 e 0,38. As correlações genéticas entre os estados foram de baixa magnitude e variaram entre 0,07 a 0,33. Os valores de correlação de Spearman entre os valores genéticos dos reprodutores variaram entre 0,73 e 0,86. Os resultados sugerem a existência da interação genótipo-ambiente para PL305 entre os estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.