<b>Comportamento ingestivo de cordeiros em três sistemas de produção em pastagem de Tifton 85</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v31i3.6014
Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar o comportamento ingestivo de cordeiros em pastagem de Tifton-85 (Cynodon spp.) em três sistemas de produção: cordeiros desmamados aos 60 dias de idade e mantidos em pastagem; cordeiros mantidos com suas mães em pastagem; e cordeiros mantidos com suas mães em pastagem e suplementados em creep feeding. O delineamento foi em blocos ao acaso com três repetições, utilizando quatro cordeiros-teste por repetição. Na pastagem, avaliou-se a altura, a massa, a composição morfológica e bromatológica da forragem. Na avaliação do comportamento ingestivo registrou-se, do nascer ao pôr do sol, o tempo despendido nas atividades de pastejo, ruminação, ócio, amamentação e alimentação no creep feeding. Avaliou-se, também, a taxa de bocados ao pastejo. Os cordeiros permaneceram maior tempo em pastejo, e os suplementados despenderam menor (p < 0,05) tempo nessa atividade. Cordeiros não-suplementados apresentaram maior (p < 0,05) tempo de pastejo e menores (p < 0,05) tempos de ruminação e ócio pela manhã. A suplementação em creep feeding alterou (p < 0,05) a distribuição das atividades de pastejo e ruminação, indicando efeito substitutivo de forragem pelo concentrado. Concluiu-se que os sistemas de produção influenciaram o comportamento ingestivo dos cordeiros, não tendo alterado a taxa de bocados destes.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.