<b>Farelos de algodão com diferentes níveis de proteína na alimentação de suínos na fase inicial: digestibilidade e desempenho</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v28i4.604
Resumo
Foram conduzidos três experimentos, com o objetivo de estudar a utilização de farelos de algodão (FA) com diferentes níveis de proteína bruta (36% de PB -FA36 e 42% de PB -FA42) na alimentação de leitões. O Exp. I foi um ensaio de digestibilidade, utilizando suínos machos castrados. O FA36 e o FA42 apresentaram 2.256 e 2.414 kcal de ED kg-1, 2.042 e 2.196 kcal de EM kg-1 e 77,54 e 79,75% para os coeficientes de digestibilidade d a PB, respectivamente. Nos Exp. II e III foram avaliados o desempenho de leitões (15 -30 kg) alimentados com FA36 e FA42, respectivamente. Foram formuladas, para cada experimento, cinco rações com níveis crescentes de inclusão de FA (0, 4, 8, 12 e 16%) util izando 40 leitões, distribuídos em um delineamento em blocos casualizados, com cinco tratamentos, quatro blocos e dois animais por unidade experimental. Com o aumento da inclusão de FA36 o consumo diário de ração (CDR) não foi influenciado, o ganho diário de peso (GDP) apresentou efeito quadrático com ponto de máximo e a conversão alimentar (CA) aumentou linearmente. A análise econômica indicou viabilidade da inclusão de até 8%. Com a adição de níveis crescentes de FA42 houve efeito quadrático com ponto de mínimo sobre o CDR e GDP, e aumento para a CA. Os resultados indicaram que a inclusão de FA piorou a CA. Entretanto, a viabilidade econômica é dependente do custo relativo dos ingredientes.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.