<b>Produção, composição do leite e exigências nutricionais de cabras Saanen em diferentes ordens de lactação</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v28i4.607
Resumo
Foram utilizadas 20 cabras da raça Saanen, 10 de primeira lactação (P1) e 10 de lactações posteriores, por um período de lactação de 150 dias. Foram feitas duas ordenhas diárias e o controle leiteiro foi realizado diariamente. Para avaliação da composição e contagem de células somáticas, foram realizadas colheitas quinzenalmente. As exigências líquidas em proteína basearam -se na produção e na composição em proteína do leite e as exigências líquidas em energia basearam -se na produção e na composição em gordura, proteína e lactose. O pico de lactação foi mais tardio para as cabras P1 e a persistência da lactação foi maior para as de lactações posteriores. A ordem de lactação influenciou as concentrações de nutrientes no leite, sendo que cabras P1 apresentaram maiores porcentagens destes em relação às demais, exceção feita à porcentagem de proteína que permaneceu inalterada. As exigências líquidas em proteína e em energia foram diferentes para cabras em ordens de lactação diferentes.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.





























