<b>Desempenho reprodutivo de coelhas submetidas a diferentes níveis de energia digestível nas dietas e idades de desmama de suas ninhadas</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v31i2.6619
Resumo
Foram utilizadas 240 ninhadas oriundas de 80 matrizes NZB, nulíparas, durante três ciclos reprodutivos, submetidas a um ritmo de reprodução de 42 dias, distribuídas em um delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2 x 2 x 3 (2.600 e 2.800 kcal ED kg-1 de ração versus desmama aos 28 e 35 dias versus três ciclos reprodutivos). O nível de ED nas rações não afetou o peso das matrizes na desmama de seus láparos e as taxas de fertilidade, independente do ciclo reprodutivo. A melhor condição corporal nos três ciclos das matrizes que desmamaram seus láparos aos 28 dias, permitiu taxas de fertilidade mais altas durante todo o período experimental. À exceção do tamanho da ninhada ao nascer, que foi menor no primeiro parto, o tamanho da ninhada aos 21 dias e na desmama, não foram influenciados por qualquer dos fatores estudados. O peso vivo dos láparos do primeiro parto foram mais leves comparados aos do segundo e do terceiro partos. A menor concentração energética na ração prejudicou o peso vivo da ninhada aos 21 dias e na desmama somente quando as matrizes desmamaram seus láparos mais precocemente (28 dias). Os resultados sugerem o uso de 2.800 kcal ED kg-1 de ração somente quando as matrizes desmamam suas ninhadas com 28 dias de idade. A desmama dos láparos aos 28 dias de idade permite melhor recuperação das matrizes e, consequentemente, melhor taxa de fertilidadeDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.